sexta-feira, 4 de maio de 2012

[Tedi] Criando um tradutor

Qualidade
Nome: Criando um tradutor
Blogueiro: Tedi
Descrissao: Nesse tutorial eu vou explicar como você pode fazer um tradutor para liguagens e talz
Versao: Lite e Pro
Foto(s): {Noops}

Tutorial:
Bom galera, primeiramente, oque é um tradutor: Um tradutor é um programa que traduz yes

you: bravo

Ta, eu explico melhor: um tradutor é um programa que o jogador coloca um texto e o programa traduz o texto para algum tipo de linguem, tanto linguagem de linguas, quanto linguagem de programaçao.

pra intender melhor ainda temos:
Um jogador computador
Um texto
Uma lingua do texto scratch
Uma lingua pro texto anh!
Um resultado: tonto

ta, pra fazer o tal tradutor, usamos um codigo base pra tudo:
string_replace_all(str,substr,newstr)
explicaçao cientifica pro script:
Returns a copy of str with all occurrences of substr replaced by newstr.
Retorna uma cópia de str com todas as ocorrências de substr substituído por newstr.
Entendendo
Tempos 4 valores
-o retorno - o retorno é o que vai pra aquela variavel que colocamos no inicio do codigo
-Str - a string que queremos mecher
-Substr - o valor que sera traduzido
-newstr - o valor que sera colocado no lugar do valor acima

um exemplo:
Código:
//criando uma variavel com um texto
texto="I am Phoda"

//Tradutor
texto=string_replace_all(texto,"I","Eu") //trocar todas as palavras I por Eu e salvar na mesma variavel
texto=string_replace_all(texto,"am","sou") //trocar todas as palavras Am por Sou e salvar na mesma variavel
texto=string_replace_all(texto,"Phoda","Phoda") //trocar todas as palavras Phoda por Phoda e salvar na mesma variavel


Se você intendeu, nós traduzimos cada palavra da frase, claro que se você quisesse fazer um discionario, precisaria de algumas linhas amais de codigo.

se você nao intendeu, vou explicar melhor:
1-crie uma variavel com um valor desejado
2-crie o tradutor na seguinte forma:
Variavel=string_replace_all(Variavel,"Palavra que vai ser trocada","Palavra que vai entrar")

é super facil felicidade
essa tarde eu fiz um pequeno tradutor pro meu blog (link na assinatura), tipo, nele eu coloco varios tutoriais daqui, entao é chato traduzir manualmente do BBCode pra HTML, entao criei ele com o que eu precisava, nada muito dificil:

Código:
var script;        //Cria uma variavel

if clipboard_has_text()=false {show_message("Nada na area de transferencia")} //Se nao tiver algo na area de transferencia, avisar
else //senao
{script=clipboard_get_text()    //salva o valor no script
script=string_replace_all(script,"[b]","")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/b]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[u]","")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/u]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[i]","")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/i]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[strike]","")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/strike]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[code]",'')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/code]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[left]",'
')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[center]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/center]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[right]",'
')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[justify]",'
')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/left]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/right]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/justify]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[hr]","
")  //traduz
script=string_replace_all(script,"[img]",'')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[size=12]",'')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[/size]",'
')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[size=9]",'')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[size=7]",'')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[size=18]",'')  //traduz
script=string_replace_all(script,"[size=24]",'')  //traduz
clipboard_set_text(script) show_message("O texto traduzido esta em sua caixa de transferencia") //Avisa que foi traduzido com sucesso
}


é extenso mas é isso ai né, pra fazer Code, eu fiz o texto ficar assim:
Codigo
no script nao tem:
listas
Citaçoes
Tabela
link
flash
video
cor de letra
fonte
Outros...
o resto tem...
Eu coloquei esse codigo num script e chameio quando eu clico em um botao ;D
---

bom, acho q é isso ai galera, qualquer duvida, falem ai, espero que o tutorial tenha sido bem explicado (pq eu n intendi nada do que escrevi)
zuera, flw flwCreditos: Tedi

2 comentários:

  1. bom tutorial Vai Ser Util para min, não usei ainda o STRING_REPLACE_ALL ou STRING_REPLACE, ficou explicado como o usa.
    to comentando seu tuto tambem para dar uma força no seu Blog. desejo sucesso para você, e continue na GMBR e no seu Blog.

    ASS:GuitarMester
    eu na GMBR: http://gmbr.forumeiros.com/u6323

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu espero que eu possa servir ao meu blog, porque às vezes carregar artigos em outras línguas e eu acho que o fundamental é que as pessoas que os lêem podem ler e traduzir diretamente, há a opção de colar tradutor
    fantástico.

    ResponderExcluir